A importância de vacinar seu gato

Qualquer animal de estimação está vulnerável a diversas doenças, por isso é muito importante que o organismo dele esteja pronto para se defender, garantindo sua saúde e bem estar. As vacinas tem esse papel, de auxiliar o organismo em sua defesa. Muito se fala nas vacinas para cães, mas e os gatos?

 

 

Primeiramente precisamos esclarecer que existem vacinas específicas para felinos. Uma das mais importantes é a polivalente, que se divide em três tipos: tríplice (V3), quádrupla (V4) e quíntupla (V5).

A V3 protege o animal da Panleucopenia, da Calicivirose e da Rinotraqueíte. Já a V4, além das enfermidades citadas, também protege contra a Clamidiose. A V5 inclui todas, mais a Leucemia. Outros tipos de vacina também estão disponíveis, mas deverão ser aplicadas  mediante a recomendação veterinária. Conheça um pouco mais sobre essas doenças:

  • Panleucopenia Felina: é uma doença viral, causada por um parvovírus (FPV), um dos distúrbios gastrointestinais mais importantes para os gatos, que inclui sinais como febre, anorexia, vômito, diarréia e desidratação. Desordens reprodutivas como morte fetal, reabsorção, infertilidade, abortos e fetos mumificados podem ser causados pela infecção do FPV durante a gestação.
  • Rinotraqueíte Felina: causada por um herpesvírus, é altamente contagiosa e representa cerca de 45% das infecções respiratórias felinas. Os gatos se desidratam rapidamente, perdem peso e as fêmeas podem apresentar abortos.
  • Calcivirose Felina: representa outros 45% das infecções respiratórias felinas. É a causa mais importante de inflamação e ulceração na cavidade oral.
  • Clamidiose Felina: é uma infecção causada por uma bactéria que afeta o trato respiratório e ocular dos gatos, provocando sintomas como os da conjuntivite e da rinite no animal. É uma zoonose, podendo ser transmitida para os seres humanos, sendo prevenida com a vacina V4.
  • Leucemia Felina: chamada também de FeLV (Feline Leukimia Virus), doença fatal e causadora de, não só leucemias, como o nome diz, mas de linfomas, anemias e imunodeficiências.

 

 

A primeira dose da polivalente deve ser aplicada quando o gato completar 60 dias de vida, a segunda dose vem um mês depois, com 90 dias de vida, e a terceira dose é acompanhada da vacina antirrábica, aos 120 dias de vida.

No caso de gatos adultos o primeiro passo é levá-los ao veterinário, que poderá avaliar se ele está apto a ser vacinado. Mesmo com a idade avançada a vacinação continua sendo de extrema importância.

Gostou das informações? Deixe sua dúvida nos comentários!

Quer entrar em contato conosco?  É só clicar no botão “Tenho interesse” logo abaixo do post.

Até a próxima!

AgroVida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 08h-12h

e 13h30min-18h30min

Sábados: 08h-12h

 

Contato

 (51) 3716.4100

 (51) 98043.0861

contato@agrovidapet.com.br

Rua Dr João Carlos Machado, 1098

Centro - Arroio do Meio - RS