O que é a Pet Terapia?

Você já ouviu falar sobre a Pet Terapia?

Hoje vamos compartilhar com você um pouco mais sobre essa forma de tratamento, que também estará em pauta no I Encontro do Amor Animal, que acontece em setembro.

 

Pet Terapia

 

O que é a Pet Terapia?

A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente conhecida como Pet Terapia, consiste em tratamentos na área da saúde, em que um animal é co-terapeuta e tem a função de auxiliar os pacientes em sua melhora.

Todo animal pode ser usado?

Não, para ser um “terapeuta”, o animal precisa ser tranquilo, permitir abraços e apertos, sem reações bruscas. Por ter um temperamento mais dócil, os animais comumente adotados são cães e cavalos, mas gatos, jabutis, peixes, coelhos e aves também podem ser usados nesse tipo de projeto.

Quem pode receber a terapia?

Não havendo contraindicação como medo de animais, alergia ou problemas respiratórios, qualquer paciente pode ser beneficiado, entretanto, alguns quadros clínicos já têm resultados atestados. Vamos conferi-los?

 

Pet Terapia

 

Crianças:

Diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com os animais. Dois bons exemplos são de crianças autistas e de crianças hiperativas. No caso do autismo, a presença de um animal pode gerar a diminuição nos comportamentos negativos, como agressividade, alienação, isolamento, entre outros. Já para os hiperativos, o animal pode auxiliar deixando a criança mais calma.

Idosos:

O contato com animais é muito benéfico para pessoas mais velhas em geral, mas são principalmente usados em idosos que apresentam o Mal de Alzheimer. Os benefícios percebidos com o tratamento são de melhora de humor, relaxamento e diminuição da agressividade e do estresse, proporcionados pela doença.

 

Pet Terapia

 

A terapia também pode ser usada como auxílio em alguns tratamentos, como por exemplo:

Tratamento contra o câncer:

Esses tratamentos, principalmente quando envolvem radioterapia e quimioterapia, resultam em muitos efeitos colaterais aos pacientes. O convívio com animais nesse momento pode trazer diversos benefícios, que incluem o alívio da dor e desconforto, redução da ansiedade e sintomas depressivos, diminuição da sensação de solidão e até uma maior interação com os profissionais envolvidos no tratamento.

Tratamento de doenças cardíacas:

Uma pesquisa realizada pela Baker Medical Research Institute comprovou que proprietários de cães e gatos apresentam taxas menores de colesterol e triglicérides que aqueles que não tinham animais. Ambas as taxas favorecem a aterosclerose, formação de placas que entopem as artérias, possibilitando infartos e outros problemas no coração.

Além disso, ter um animal de estimação faz com que pacientes com maiores riscos de problemas cardiovasculares, por apresentarem fatores como fumo e excesso de peso, melhoram seus hábitos ao possuírem um animal de estimação.

 

Gostou de aprender um pouco mais sobre a Pet Terapia? Então fica o convite: no dia 10 de setembro, integrando a programação do I Encontro do Amor Animal em Arroio do Meio, o Pet Terapeuta de Porto Alegre, com a Psicóloga Karina Schutz, vai apresentar a palestra “Os efeitos transformadores dos Pets na vida das pessoas: intervenção assistida com animais”, às 10h30, na sala acima ao Restaurante Bettio’s.

Mais detalhes do evento, aqui.

Abraços!

Fonte: www.minhavida.com.br

AgroVida

Um comentário sobre “O que é a Pet Terapia?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 08h-12h

e 13h30min-18h30min

Sábados: 08h-12h

 

Contato

 (51) 3716.4100

 (51) 98043.0861

contato@agrovidapet.com.br

Rua Dr João Carlos Machado, 1098

Centro - Arroio do Meio - RS