Aquários e a manutenção!

Você sabia que simples procedimentos de manutenção do seu aquário farão com que a qualidade da água se mantenha adequada por um longo período de tempo? E, consequentemente, limpezas gerais e trocas da água serão realizadas com intervalos maiores? Preparados para as dicas?

1 – Iluminação dos aquários

Tanto o excesso como a deficiência na iluminação são prejudiciais às plantas e ao comportamento dos peixes. O excesso de iluminação pode estressar os peixes e promover o crescimento exagerado de algas, exigindo a realização de limpezas mais frequentes do aquário. A deficiência, além de deixar de realçar a beleza dos peixes, prejudica o desenvolvimento das plantas. Por isso, a iluminação deve permanecer acesa durante 8 a 12 horas diárias, variando conforme a claridade natural do ambiente. É muito importante salientar que este período de luz acesa deve ser durante o dia ou até algumas horas do início da noite. A luminária não deve permanecer acesa durante toda a noite porque os peixes necessitam de um período de escuridão para dormir. Sim! Os peixes não têm pálpebras mas dormem. Outro detalhe: apesar de dificilmente queimarem, as lâmpadas fluorescentes perdem a eficiência com o passar do tempo e devem ser substituídas anualmente.

2 – Temperatura dos aquários

A maioria dos peixeis ornamentais é originária de regiões tropicais, ou seja, regiões de clima quente, o que nos leva à orientação de manutenção da temperatura dos aquários comunitários entre 22 e 28°C. Para aquários de peixes específicos deve-se saber qual a faixa ideal de temperatura recomendada para tais espécies.

Mesmo em aquários equipados com sistema automático de controle de temperatura (termostato), é muito importante a leitura periódica do termômetro, a fim de certificar-se quanto ao funcionamento correto dos equipamentos. Caso ocorra uma pane no termostato e ele não mais desligar o aquecedor, a temperatura subirá excessivamente podendo matar os peixes. Já no caso de queima do aquecedor, a temperatura poderá baixar muito, trazendo problemas para os peixes, como algumas possíveis doenças.

E importante: todos os equipamentos elétricos devem ser desligados sempre que for realizar qualquer manutenção no aquário. No caso dos equipamentos de controle de temperatura reforça-se essa recomendação com a orientação de não retirar o aquecedor da água, mesmo desligado, sem antes aguardar cerca de cinco minutos, para que ele resfrie naturalmente em contato com a água do aquário. Nunca ligue estes equipamentos sem que estejam instalados no aquário e em contato com a água, pois podem queimar ou mesmo quebrar o tubo de vidro.

 

Aquários e manutenção!

 

3 – Limpeza dos vidros dos aquários

As algas verdes que se formam naturalmente na superfície interna dos vidros, desde que em uma intensidade não muito grande, indicam boa qualidade de água. Por outro lado elas prejudicam a estética do aquário por dificultarem a visualização do seu interior. Estas algas podem ser removidas facilmente com auxílio de limpadores desenvolvidos especificadamente para esta finalidade. O limpador magnético é o mais prático e não requer a remoção de tampas. Com o uso deste limpador não é necessário introduzir a mão na água, mesmo em aquários de grandes dimensões. Alguns aquaristas removem somente as algas do vidro da frente, optando por um aspecto mais natural, por exemplo.

Os peixes conhecidos como “Limpa-vidros” e os “Cascudos” alimentam-se de algas, o que faz com que, quando introduzidos no aquário, assumam, em parte, o papel de limpeza destas algas. Também existem produtos antialgas que evitam ou mesmo combatem estas algas, minimizando a necessidade de remoção com os raspadores.

4 – Oxigenação e filtragem dos aquários

Os equipamentos de oxigenação e filtragem devem estar constantemente em funcionamento, exceto durante operações de manutenção e limpeza. A eventual falta de energia elétrica não é motivo para pânico. Desde que não haja uma superpopulação no aquário, este pode permanecer algumas horas sem oxigenação da água. Convém observar o comportamento dos peixes neste período. Caso eles comecem a “boquejar” na superfície à procura de oxigênio, uma troca parcial de água deve ser realizada.

Como o filtro de placas ou biológico utiliza o próprio substrato de fundo como elemento filtrante, sua manutenção consiste na sifonagem de fundo, realizada com sifão simples de tubo e mangueira. O objetivo é retirar o excesso de matéria orgânica acumulada entre o substrato. Deve-se ter o cuidado de não introduzir o sifão muito próximo das plantas para não danificar suas raízes. A frequência desta sifonagem e consequente troca parcial de água depende das condições particulares de cada aquário, mas podemos citar o intervalo de 2 semanas como recomendação geral. Cerca de 20% da água do aquário deve ser trocada a cada sifonagem, adotando-se com a água a ser adicionada os mesmos cuidados de tratamento prévio recomendados na montagem, respeitando os valores de temperatura e pH da água restante no aquário.

 

Aquários e manutenção!

 

Para os outros tipos de filtros é necessária a limpeza e/ou troca dos elementos filtrantes na frequência recomendada pelos fabricantes ou conforme as condições de cada aquário. Estes elementos filtrantes podem ser lã de nylon ou outra fibra para filtragem mecânica, carvão ativado para filtragem química, e também componentes com alta porosidade e/ou grande superfície de contato, responsáveis pela colonização das bactérias encarregadas da filtragem biológica. Um cuidado importante consiste em lavar estes componentes fixadores de bactérias com a água retirada do próprio aquário durante a sifonagem. A utilização de água com grande diferença de temperatura ou com cloro pode ocasionar a morte desta população bacteriana.

Gostaram das dicas? Aprendemos todas com a marca Alcon Pet, nossa parceira. Em breve vamos abordar outros assuntos, como a alimentação dos peixinhos.

Precisa de uma ajudinha na montagem ou manutenção do seu aquário? Nossa equipe vai adorar atender você! Abaixo as fotos do depois de um dos nossos trabalhos mais recentes, no escritório Vasconcelos em Arroio do Meio.

 

Aquários e manutenção!

 

Aquários e manutenção!

 

Para conversar com a nossa equipe ou marcar um horário é só clicar no Tenho Interesse abaixo.

Abraços e até a próxima!

AgroVida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta: 08h-12h

e 13h30min-18h30min

Sábados: 08h-12h

 

Contato

 (51) 3716.4100

 (51) 98043.0861

contato@agrovidapet.com.br

Rua Dr João Carlos Machado, 1098

Centro - Arroio do Meio - RS